O ego e o desejo






Um filósofo estava caminhando ao redor de um parque e notou um homem sentado em posição de lótus, com os olhos abertos olhando para o chão. O filósofo viu que o homem estava totalmente absorvido em seu olhar fixo ao chão. Depois de observá-lo por um longo tempo, o filósofo não mais resistiu e foi até o estranho camarada perguntando, "O que você está procurando? O que está fazendo?"
      
O homem respondeu sem deslocar o seu olhar fixo, "Eu estou tentando aquietar o meu eu, sentando silenciosamente, sem nada fazer, e então, percebo a primavera chegando, e a grama crescendo por si mesma. Eu estou observando a grama crescer, mas ela ainda não cresceu coisa alguma."




 Uma mãe levou seu filhinho ao psiquiatra e por mais de três horas ela lhe contou toda a história de seu filho. O psiquiatra estava ficando cansado, cheio, mas a mulher estava tão absorvida na sua fala que nem mesmo lhe deu oportunidade de impedi-la. Uma frase seguia a outra sem qualquer intervalo.
     
Finalmente o psiquiatra teve que dizer,"Por favor, pare agora! Deixe-me perguntar algo ao seu filho!"
     
E ele perguntou ao filho, "Sua mãe está reclamando que você não ouve o que ela lhe diz. Você tem alguma dificuldade de audição?"    

 O filho disse, "Não. Eu não tenho dificuldade de audição – os meus ouvidos estão perfeitamente bem – mas no que se refere a escutar, você pode julgar por si mesmo. Você consegue escutar a minha mãe? Ouvir eu posso: eu tenho que ouvir.  Eu estava observando-o – você estava incomodado.  Não  há como não ouvir, mas escutar – pelo menos eu sou livre para escutar ou não. Se eu escuto ou não, é uma questão minha. Se ela grita comigo, ouvir é natural, mas escutar é uma questão totalmente diferente."

 
    
  Você ouviu, mas você não escutou, e todo tipo de distorção se juntou ao redor. As pessoas seguem repetindo aquelas palavras sem qualquer idéia do que elas estão repetindo.

  O corpo é muito limitado; ele tem uma polaridade simples: comida e sexo. Ele se move como um pêndulo entre esses dois, comida e sexo, nada mais existe para ele. Mas se você está identificado com a mente, então ela tem muitas dimensões. Você pode estar interessado em filosofia, em ciência, em religião – você pode estar interessado em muitas coisas que consegue imaginar. 



      Se você estiver identificado com o coração, então os seus desejos serão de uma natureza ainda mais elevada, mais do que a mente. Você se tornará mais estético, mais sensitivo, mais alerta, mais amoroso.



      A mente é agressiva, o coração é receptivo.
       A mente é masculina, o coração é feminino.
      A mente é lógica, o coração é amor.

      Assim, depende de onde você está ligado: no corpo, na mente ou no coração. Esses são os três mais importantes locais nos quais a pessoa pode funcionar.

Se você está consciente de sua transcendentalidade, então todos os desejos desaparecem. A pessoa apenas é, sem qualquer desejo, sem nada para ser pedido. Não existe futuro ou passado. Então, a pessoa vive neste momento completamente satisfeita, realizada. No quarto, o seu lótus de mil pétalas desabrocha: você se torna divino.




Nenhum comentário:

Postar um comentário