A Consciência de Si Mesmo


O entendimento da consciência frente ao mundo externo, é muito mais amplo e vasto do que possamos supor. Caminhando e consciente, você percebe que há muitas coisas que o distrai, como carros buzinando, pessoas falando ao telefone, as cores do semáforo mudando. Você está consciente de todas estas coisas, apenas de uma você está inconsciente: de você mesmo. Estar consciente de você signica: lembrar de si e de todos os seus movimentos feitos durante o percurso.



Muitas vezes conversando com alguém, você parece que realmente está ouvindo aquela pessoa, que você está consciente de si mesmo. Você de fato pode estar consciente de quem está falando, mas quase sempre, está inconsciente daquele que está ouvindo. Sinta você. Sinta a sua respiração, ouça a sua voz. Perceba os seus gestos. Afinal, você está aqui. Por um momento, um vislumbre surge, e novamente você esquece de si.


Seja o que for que esteja fazendo, faça-o continuamente. Esteja consciente de seus movimentos. Você está comendo: sinta o gosto do alimento. Você está caminhando: sinta os pés tocando o chão. Você está falando: preste atenção a maciez de sua voz. Quando estiver com raiva, esteja consciente do sentimento. Viva-o intensamente. A constância cria uma sutil, porém, poderosa energia em você. O simples sentir de si mesmo cria um tipo de quietude, talvez possa chamá-lo de silêncio interior. As coisas externas, portanto, não mais o tirarão de foco, pois estará exercendo o domínio de suas atitudes. A cada momento que você exerce sua consciência, mas dono do seu destino você se torna.



 
Estar consciente de si mesmo, é não brigar com a própria ambição, carência ou mesmo a raiva. Todos esse indicadores o tiram de foco. É sabido dizer que eles não são na verdade problemas. A fraqueza é o problema. Mas, uma vez que você alimente a consciência de si mesmo, interiormente, as suas energias se tornarão cristalizadas.

 
Esteja, portanto, consciente de todos os seus atos. Das suas falas e sentimentos. Tente estar consciente a todo momento.
 
A maior parte da população está inconsciente. Contudo, percebe-se que em situações de perigo, você começa a sentir que é necessário estar consciente. Se alguém tenta roubá-lo, naquele momento você não pode pensar, naquele momento você não pode estar inconsciente. Você não pode se voltar para o passado nem para o futuro. Este exato momento se torna tudo. E então, você está consciente, não apenas do indivíduo que está à sua frente. Você se torna consciente de si mesmo.
 
Você está dirigindo um carro, e aumenta a velocidade, até chegar a um ponto que a velocidade se torna perigosa para a própria vida. Então, você não consegue pensar, pois os pensamentos param. O  presente se torna algo sólido e perceptível aos sentidos.

 
Nietzsche disse que a guerra deveria continuar, porque somente na guerra um Eu às vezes é sentido, porque guerra traduz perigo. E quando a morte se torna uma realidade, a vida se torna intensa e você se torna consciente. Mas se isso é situacional, então, quando a situação se desfaz, aquilo desaparece. Isso não deve ser situacional. Isso deve, portanto, ser interiorizado constantemente. Quanto mais consciente você se torna,  mais você escolhe sua direção.
 
Aja atentamente. Esta é uma jornada longa e árdua, e é difícil estar consciente, mesmo por um simples momento, pois a mente está permanentemente batendo as asas.


 
Ao fracassar tentando ser consciente, você percebe o quanto você é inconsciente. Caminhando ao longo da rua, você não consegue dar alguns poucos passos sem cair na inconsciência. No entanto, você deve lembrar que os seus fracassos serão úteis ao longo da vida. Pois eles mostrarão que você terá ganho uma certa consciência de si mesmo.



 
"Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos"
Friedrich Nietzsche

2 comentários:

  1. Iris,
    Todos os textos postados aqui têm um enorme valor, mas esse sobre a consciência de si mesmo me fez acreditar, mais uma vez, que esse é mesmo o caminho mais acertado. Só tendo consciência de nós mesmos é que nos tornaremos conscientes de nossas escolhas.
    Um forte abraço e mais uma vez obrigada pelas palavras

    ResponderExcluir
  2. "Os incosciênte são um barco á deriva sem vela ao oceano , os consciente são um barco com suas velas adequadas aos ventos, dando sentido ao rumo e ao porto seguro" -Jonecir Tavares

    ResponderExcluir