POSSESSIVIDADE





A pessoa que desenvolve um ciúme possessivo e obsessivo pelo parceiro pode estar sofrendo de um distúrbio obsessivo ou pode apresentar sintomas de uma personalidade obsessiva compulsiva.



A pessoa que sofre com ciúmes, pode ter uma personalidade obsessiva compulsiva que possui um padrão característico de sintomas que precisam ser observados:



Há um padrão persistente de preocupação com asseio, perfeccionismo, controle mental e interpessoal.



Há pouca flexibilidade, transparência, relaxamento das preocupações diárias, os pensamentos apresentam pouca eficiência, os pensamentos acontecem recorrentemente, ou seja, não saem da cabeça.



Este distúrbio começa no início da vida adulta e apresenta uma variedade de contextos, como indicado por quatro (ou mais) dos seguintes sintomas :




1. Estar preocupado com detalhes, regras, listas, ordem, organização ou horários e com o que ainda vai fazer;


2. Mostra perfeccionismo que interfere com a tarefa concluída (por exemplo, é impossível concluir um projeto devido ao aumento de suas próprias exigências das normas e regras);

3. É demasiadamente dedicado ao trabalho e produtividade e deixa de lado as atividades de lazer e amizades;


4. É muito convencido de seus próprios pensamentos, não aceita a opinião alheia, ou não acredita nas evidências que a outra pessoa aponta, é escrupuloso, é inflexível em matéria de moralidade, ética ou valores;


5. É incapaz de se desfazer de objetos sem valor, mesmo quando estes não têm valor nem sentimental;


6. Mostra-se relutante em delegar tarefas ou a trabalhar com outras pessoas, salvo se apresentarem exatamente a sua mesma maneira de fazer as coisas e a mesma forma de pensamento que o seu;


7. Adota um estilo pão-duro, o dinheiro é visto como algo a ser acumulado para as futuras catástrofes;

8. Mostra rigidez e teimosia;


9. Acredita piamente em seus pensamentos e acha que os outros estão mentindo. NO caso do ciúmes, nunca aceita a explicação do outro, ou acha que está sendo sempre enganada;


10. Pensa o tempo todo em como controlar a outra pessoa a ponto de querer acompanhar tudo o que ela faz, onde está, o que está pensando, numa necessidade de posse do outro.



 Os indivíduos que sofrem desta desordem de personalidade muitas vezes se caracterizam pela sua falta de abertura e flexibilidade, não só em suas rotinas diárias, mas também com as relações interpessoais e expectativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário